No inicio do ano de 2008 a unidade da Petrobras de
São Mateus do Sul recebeu em seu setor de inspeção de equipamentos dois
novatos (ou neofitos como chamados carinhosamente pelo gerente da
época). Esses novatos, que haviam chegado as vésperas de uma gigantesca
parada de manutenção foi concedido o privilégio de cuidarem sozinhos da
inspeção de cerca de todos os vasos da unidade (excluindo os
permutadores e torres) além de alguns equipamentos adicionais.
Por causa do aparente tamanho da empreitada os dois novatos (ou
neofitos se preferir) reclamaram incessantemente que eles eram muito
inexperientes para tanto, e que eram como um carro 1000 (o mais popular
na época era o uno Mille), iriam devagar mas chegariam
lá. Esses dois indivíduos, eram o Tiago Campello e o Jonas Oliveira.
Pouco tempo depois, já em 2009, os outros três engenheiros do
setor, percebendo sua crescente obesidade, já podendo ser considerada
mórbida em algumas escalas, resolveram pedalar. Nessa época o Leonardo
(com sua fiel Specialized, que era a bike mais chique
do pedaço!) o Paulo (com sua grande mais ainda não gigantesca GTK 22), o
Denizaldo (com sua mística Trek de cromoloy) e após algumas semanas o
Tiago (com sua GTS com conduítes furtacor!) começaram a realizar pedais
heroicos na trilha conhecida como "Maria Isabel".
Essa "trilha" é um percurso fantástico com cerca de 10km totalmente
planos de chão bem batido, mas como já dito, existia a questão da
obesidade, que fazia com que os heróis chegassem acabados, comessem um
super X-Bacon na beira do rio Iguaçu e solicitassem
resgate as esposas. Nessa época, quase ninguém tinha um capacete, exceto
o Tiago que usava um de criança laranja.
Quando o Jonas adquiriu sua Giant XTC carbon, ele sem dúvida tinha a
bicicleta mais show de todas. Acredito que apenas o Denizaldo tenha
trocado de bike até esse momento por uma full suspension da Astro, mas
pode ter sido depois (no máximo o Paulo e o
Tiago tinham comprado catracas MegaRange e pedivelas alivio/acera). Para
comemorar, ele foi convidado a fazer a chamada volta da Cabeça de
Cavalo (chamada pelo Denizaldo como "a volta dos que não foram"). Claro
que foi uma pegadinha, todo mundo razoavelmente
treinado e o Jonas totalmente cru, levaram ao ultimo massacre do Jonas
na equipe Mille, que ainda não tinha esse nome. Dizem que o Jonas
ajoelhou na beira do Iguaçu ao lado do Pery, balançou a mão para o alto e
disse "Malditos, eu nunca vou lhes perdoar" e
saiu treinando como um maníaco.
O Mestre Kaizer já fazia uns pedais com o pessoal e explicava que
quando já se estava acostumado subida, plano e descida é tudo igual. Foi
nessa época que surgiu o "Perdidos".
No inicio de 2010, por pressão do Jonas parte do grupo resolveu ir a
uma prova em Iratí. O Mestre (Marcelino Kaiser) nos orientou e nos
acompanhou no evento. O dia estava quente como o inferno mas a prova foi
estupidamente divertida, só para ter uma ideia
dos fatos que me lembro:
Vieram então as speeds. Acho que a primeira foi a Caloi 10 do Tiago
e a segunda a Alfameq preta do Paulo (que o Walmart insistia que era
branca). O Jonas comprou a vovozinha na internet (uma Canonndale da
década de 90 muito legal) e por fim o Tiago comprou
a polaquinha (que foi vendida para o Brito) e passou a colecionar
Cannondales.
O Denizaldo se recusava a admitir que as speeds eram negócio e
insistia que uma mtb com pneus finos era a mesma coisa. Conta a lenda que
ele foi pedalar com o Paulo na estrada de Três Barras e o dialogo foi
mais ou menos assim:
Paulo (na Alfameq) - Denizaldo, quer ir na frente ou eu vou?
Denizaldo (na Astro pneu fino) - Pode ir que eu acompanho.
Depois de 4km o Paulo percebeu que o Denizaldo tinha sumido e
voltou para procura-lo. Ele aparentemente tinha tomado um couro muito
grande e voltou puto da vida. Depois disso ele comprou uma Caloi Race híbrida de alumínio e
carbono e começou a treinar o Audax pedalando de São Mateus do Sul até
Mafra. Dizem que nesse período ele foi o cara com mais endurance da
equipe e tirava sarro do Jonas, embora ache que eles nunca se
enfrentaram. Dizem também que ele percebeu que algo estava
muito errado com esse nível de treino quando começou a urinar vermelho e
ficou em dúvida se era o aminoácido ou sangue.
Quando o Tiago e o Jonas iniciaram o treino de speed a coisa ficou
mesmo competitiva, havia o quadro com os treinos, metas e carinhas
felizes ou tristes (quando o Paulo ia junto) e haviam pegas incríveis na
subida da escolinha! Por incrível que pareça
o Leonardo não tinha tirado o escorpião do bolso e continuava com a
Specialized (agora toda com grupos e acessórios de "alto valor
agregado") andando na roda das speed! Isso perdurou por muito tempo até
que ele comprou a vovozinha do Jonas e pegou gosto. Se
não estou enganado, o Leonardo andou pela primeira vez de speed na
estrada de Três Barras com a Alfameq do Paulo quando ele comprou a
Leader. Pegaram uma chuva forte e encontraram o Tiago voltando de carro
do Rio Grande do Sul. Só não rolou carona pois o cachorro
dele estava no porta malas.
Nessa época das speeds o Jonas e o Tiago lembraram de seus tempos
de parada e das derrotas humilhantes nas corridas e batizaram a equipe
de Mille (vai devagar mas chega lá). E foram feitas as primeiras
camisetas, porcamente desenhadas pelo Paulo com concordância
de todos e adquiridas quase que pessoalmente pelo Tiago. A regra da
equipe que para ser membro tinha que ter a camiseta foi criada segundo a
lenda por causa de uma discussão por telefone onde a camiseta foi
oferecida a uma pessoa que fez pouco caso dela. Nessa
mesma ocasião surgiu a primeira versão do site, ainda sem domínio. No
fim das contas, todos os itens estatuto da equipe foi criado para
sacanear alguém específico. |
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